Uma bicicleta curiosa foi inventada pelos designers alemães Tom Hambrock e Juri Spetter. Em uma mistura de ideias e uma grande inspiração vinda dos primórdios dos modelos de bicicletas e carros, a dupla de designers inventou a Fliz, uma bicicleta totalmente diferente das convencionais.
Em vez de usar pedais, correntes, coroas e catracas em sua constituição, a bicicleta Fliz é movida apenas com a propulsão do ciclista, como em um carro dos Flintstones. Ela não possui um banco, apenas um sistema de cintos de segurança que "pendura" o usuário enquanto ele está andando na bike, em uma estrutura de fibra de carbono bastante diferente dos tradicionais quadros.
O guidão é praticamente igual ao das bikes que conhecemos, apesar de não possuir marchas. O modelo utiliza também freios a disco.
Segundo Hambrock e Spetter, a bike se integra ao corpo do ciclista, uma vez que o "quadro" passa sobre suas costas e "apoia" em seus ombros, deixando uma abertura para que o condutor passe sua cabeça, como se fosse um colete.
Tanta excentricidade é explicada pelos criadores como uma forma de aliviar tensões sobre o corpo do ciclista e distribuir melhor seu peso. Justamente por isso, a bicicleta Fliz pode ser usada em terapias e por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/curiosidades/Bicicleta-sem-pedais-e-a-nova-invencao-dos-alemaes/#ixzz2EYpEytDN
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.