sexta-feira, 8 de março de 2013

VEM AI COPA MOGY

Gustavo Moreno/CB/D.A Press
Sandro (E), Vinícius, Raquel e Débora estão entre os participantes da competição
A Fercal, região administrativa próxima a Sobradinho, foi escolhida por ser um dos locais mais frequentados pelos ciclistas candangos. “É o berço da trilha, porque tem muitos morros e singletracks”, explica um dos organizadores do evento, Willian Costa. A corrida na Fazenda Mugy, diferentemente do ano passado, não será em circuito, no qual os atletas dão voltas ao redor de um percurso preestabelecido. Serão 44 km de um trajeto sem interrupções. Haverá premiações em dinheiro para os cinco primeiros em cada uma das cinco categorias.

O evento, porém, não será restrito aos ciclistas mais calejados. Na torcida, a família vai poder usufruir da estrutura da fazenda durante a prova, que deve durar toda a manhã. “Enquanto o atleta está lá sofrendo, a família toma sorvete e banho de piscina”, brinca Costa.

Os competidores, entretanto, nem sequer terão tempo de apreciar a paisagem. Nas trilhas, o clima é de rivalidade. No ano passado, como lembra Sandro de Lourenço, 36 anos, o espírito esportivo até deu lugar a uma briga. “Um atleta jogou a bicicleta no outro e levou um soco, sendo lançado para debaixo do morro”, lembra.

A justificativa para tamanha irritação partiu de uma situação muito comum no percurso estreito e disputado: quando um atleta mais cansado desce da bicicleta e obstrui a passagem dos outros. “Tem gente que não deixa passar, que fica segurando, mesmo que o adversário esteja melhor”, admite Lourenço.

Vice-campeão da Copa Mugy no ano passado, o assistente administrativo Vinícius Zequinha, 34 anos, está empenhado em subir uma posição no pódio. O atleta treina todos os dias, em uma dura rotina que equilibra faculdade — ele recebeu, como patrocínio, bolsa integral para estudar educação física — e trabalho. Este ano, o incentivo para chegar em primeiro é ainda maior: Zequinha se emociona ao lembrar que a mãe, vítima de um câncer terminal, foi recentemente desenganada pelos médicos. “É uma fase muito difícil para mim, e comparado ao que ela está enfrentando, isso aqui é passeio, diversão”, conta. “Ela falou para ir e correr por ela. É o que eu vou fazer.”

ModalidadeO singletrack é uma das modalidades de mountain bike na qual os atletas percorrem trilhas estreitas e bem visíveis.

Programe-se

II Copa Desafio do Mugy de Mountain Bike
Quando: 10/3, às 9h30
Onde: Fazenda Mugy, DF 150, Fercal
Inscrições encerradas
Entrada franca

CONFIRA A LISTA ATLETAS INSCRITOS

http://www.sistime.com.br/eficiente/sites/sistime.com.br/pt-br/site.php?secao=relatorio_inscritos&evento=121