domingo, 19 de dezembro de 2010

Francisco Chamorro arranca no fim e leva a Copa da República de ciclismo

O argentino Francisco Chamorro, de São José dos Campos, venceu neste domingo a Copa da República de ciclismo, disputada em Brasília. A vitória, conquistada com o tempo de 28 minutos, foi conseguida nos últimos metros da disputa, após uma arrancada sensacional. Nilceu Aparecido dos Santos ficou com a segunda colocação, seguido por Roberto Pinheiro, Edgardo Simon (ARG) e Rodrigo Brito. Além da conquista do título da competição, a vitória de Chamorro classificou a sua equipe para a Copa América de ciclismo, que acontece em Janeiro. No feminino, a vitória foi de Janildes Fernandes, com 22m45s, seguida por Natália Santana e Thabata Sartorelli.
- Acho que a prova é boa para a minha característica, assim como foi para o Nilceu. Quero agradecer o apoio recebido, e a vitória é para toda a minha equipe, que é a número um do Brasil. Queria agradecer à minha esposa e a todos que torceram por mim - disse o campeão, após a vitória.
A prova
A Copa da República começou com Franklin Almeida abrindo distância logo na primeira volta, puxando o ritmo da disputa. Leonardo Lima assumiu a ponta por volta da metade do terceiro quilómetro de prova. Especialista em provas contra o relógio, o ciclista aproveitou sua velocidade para liderar a disputa até o sexto quilómetro, quando José Eriberto assumiu a primeira colocação. Cada equipe fazia sua estratégia para vencer a disputa, e a liderança variava constantemente.
Campeão dos 100km de Brasília em 2010, Eriberto mantinha cerca de 80 metros de vantagem para o segundo pelotão da prova. No oitavo quilómetro, Cristian Rosa, de Foz do Iguaçu, passou a liderar a disputa, sendo logo ultrapassado por Lauro Chaman. A quatro voltas do fim da prova, Jean Carlo, de Piracicaba, assumiu a liderança, abrindo cerca de 180 metros para o segundo pelotão.
No início da última volta, Armando Reis Costa assumiu a ponta, alternando a liderança com José Eriberto e Soelito Gohr. Os favoritos ao título - Rodrigo Morcegão, Nilceu Aparecido dos Santos e Francisco Chamorro - se mantinham no segundo pelotão, aguardando o momento exato para o "sprint" final rumo à vitória.
A pouco mais de 500 metros para o fim, os favoritos Francisco Chamorro e Nilceu Aparecido dos Santos se aproximaram, e nos últimos metros o argentino foi mais rápido, cruzando a linha de chegada na frente. Bastante cansado, pela dureza da prova e pelos 31 graus de temperatura em Brasília, com 45% de umidade relativa do ar, o campeão festejou muito seu segundo título na prova.