Após as declarações do bicampeão mundial de Ironman, Chris McCormack, dizendo que se considera melhor que Armstrong na modalidade, e que o vencerá no mundial em Kona no final do ano, o norte-americano provou, neste sábado (02), que não será tão fácil superá-lo, e colocou ainda mais fogo na disputa.
O sete vezes campeão do Tour de France venceu sua segunda competição de Ironman 70.3 em um período de duas semanas, sendo a primeira na Flórida e a segunda em Kohala Coast no Havaí. Porém ea última teve um peso ainda maior, já que, além do lugar mais alto do pódio, Armstrong quebrou o recorde da prova que até então pertencia ao australiano Macca. Lance cruzou a linha de chegada com o tempo de 3h50min55s, cerca de sete minutos mais rápido que o antigo recorde que era de 3h57min18s, registrado em 2007. Armstrong superou veteranos do esporte como Greg Bennett e Chris Lieto.
Entre as mulheres a vencedora foi a norte-americana Linsey Corbin, que está se preparando para o Ironman da Áustria que acontece no início de julho, realizou uma prova de bicicleta sólida e correu para conquistar a vitória, estabelecendo também um novo recorde com a marca de 04h26min09s (anteriormente registrado por Michellie Jones com 4h28min16s em 2005).
A prova teve alguns momentos com condições climáticas muito difíceis. A região é famosa por seus fortes ventos, porém, durante a prova foram registradas condições muito difíceis com ventania mais forte que o comum. Apesar disso, os atletas foram protagonistas de belas disputas.
Na competição masculina, a liderança começou nas mãos de Tim Marr, que fez a natação em 23min16s, Bennett saiu em segundo e Armstrong em terceiro. O ex-atleta olímpico Greg Bennett, fez uma rápida transição para a bicicleta e logo assumiu a ponta. Porém, na disputa estava um dos maiores ciclista da história, e Lance Armstrong logo alcançou o até então primeiro colocado, e, sem pensar duas vezes, atacou com força total, fazendo crescer sua vantagem para os demais atletas. Abriu 1min56s para Lieto, que figuarav na segunda posição e 2min36s para Bennett que havia caído para terceiro.
Armstrong construiu grande vantagem e terminou o ciclismo com o tempo de 2h01min, enquanto Lieto fazia a transição para a corrida com 3h39min de bike. Bennet terminou o percurso de ciclismo sete minutos atrás de Lieto. Aos 40 anos, Bennett demontrou força na corrida ultrapassando Lieto e diminuindo a diferença para Lance. Apesar de ter dado sinais de uma disputa acirrada, o heptacampeão controlou a vantagem e cruzou a linha de chegada na primeira posição. Bennett ficou com o segundo lugar com o tempo de 3h53min40s, também abaixo do antigo recorde, e fechando o top 3 Chris Lieto com 4h05min55s.
Na prova feminina, o grupo pricinpal incluía Melanie McQuaid, Bree Wee, Julia Grant e Linsey Corbin. McQuaid assumiu a liderança, que logo foi tomada por Corbin que aproveitou as dificuldades de McQuaid com a reviravolta no tempo.
Corbin manteve sua liderança ao longo da corrida, Grant e Wee seguiam em segundo e terceiro lugares. Corbin manteve uma vantagem de 4min45s sobre Grant; e 5min45s sobre Wee. Nenhuma atleta conseguiu tirar a diferença para Corbin que assegurou sua liderança e terminou em 4h26min09s, e um novo recorde. Grant terminou em segundo lugar, em 4h30min17s. A disputa pelo terceiro lugar foi mais acirrada, tendo Beth Walsh ultrapassando Wee no final da prova, fechando o pódio com o tempo de 4h31min47s.
Homens
1. Lance Armstrong (EUA) 3h50min55s
2. Greg Bennett (EUA) 3h53min41s
3. Chris Lieto (EUA) 4h05min55s
4. Maik Twelsiek (ALE) 4h06min16s
5. Guy Crawford (NZL) 4h06min59s
Mulheres
1. Linsey Corbin (EUA) 4h26min09s
2. Julia Grant (NZL) 4h30min17s
3. Beth Walsh (EUA) 4h31min47s
4. Bree Wee (EUA) 4h32min45s
5. Melanie McQuaid (CAN) 4h38min57s
Fonte: CICLISMO BRASIL
Fonte: CICLISMO BRASIL