Os atletas do mountain bike brasileiro miram o retrospecto da modalidade em Pan-Americanos para conquistar medalhas em Guadalajara. O esporte terá três representantes no Pan do México e pretende repetir os desempenhos das edições do Rio de Janeiro (2007) e Santo Domingo (2003), quando levou uma prata em cada. No Rio, Rubens Donizete ficou na segunda posição, assim como Edvando de Souza Cruz quatro anos antes, em Santo Domingo. Os dois ciclistas, além de Érika Gramiscelli, no feminino, entram na disputa por pódio a partir das 11h (de Brasília) deste sábado (15), na pista de Tapalpa - a 133 quilômetros de Guadalajara. A prova define os medalhistas da competição.
A equipe masculina é mais experiente em competições internacionais, o que cria esperança ainda maior de medalha para o Brasil no Pan. No entanto, os ciclistas brasileiros estão conscientes quanto ao nível técnico dos adversários, diz Rubens Donizete, que ganhou a prata no Campeonato Pan-Americano da modalidade, na Guatemala, em 2010.
- Sabemos das dificuldades que teremos pela frente, em função da força dos participantes. Todos são ciclistas experientes. Já competi com vários deles e sei que posso superá-los. Meu objetivo principal é conquistar uma medalha para o Brasil, mesmo sabendo que esta tarefa não será nada fácil.
Os últimos dias têm sido chuvosos na região de Guadalajara, o que deve deixar a disputa no mountain bike ainda mais acirrada.

Isso porque o piso está mais liso e as pedras soltas, o que exige habilidade ainda maior dos ciclistas para superar os obstáculos, sobretudo em um circuito técnico como o da disputa deste sábado, explica o chefe de equipe do ciclismo, José Luiz Vasconcellos.
- Em pista molhada, o competidor precisa de habilidade e até mesmo de sorte para evitar uma queda, o que certamente representa a perda de tempo precioso na disputa.
Largada
O início da prova é decisivo para a prova. De acordo com o treinador brasileiro, quem ficar entre os cinco primeiros colocados desde o início têm maior chance de conquistar um lugar no pódio.
- Quem fica para trás na largada precisa fazer uma corrida de recuperação. E isso acaba tornando sua tarefa ainda mais difícil.
As provas do mountain bike em Guadalajara vão reunir 34 ciclistas - 21 no masculino e 13 no feminino. A largada da prova feminina será às 11h (de Brasília) e da masculina, às 13h30.
A Rede Record transmitirá os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com exclusividade para a televisão aberta, ao lado da Record News. O R7 terá transmissões ao vivo das competições e uma cobertura completa dos eventos.
A emissora também mostrará a Olimpíada de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.