quarta-feira, 6 de abril de 2011

Marcelo Rocha Assessoria Esportiva e Bike Fit




Pedaladas perfeitas é o objetivo de todo ciclista que busca o máximo em performance com o máximo de conforto. E esse perfil de praticantes das modalidades com bicicleta cresce a cada dia país afora.
Em Brasília, o especialista em bike fit Marcelo Rocha comanda um estúdio na região sudoeste do Plano Piloto onde já foram feitas cerca de 3 mil avaliações em ciclistas vindos de nove estados brasileiros nos seis anos de trabalho.
Marcelo é formado em educação física, com curso de extensão em planificação de treinamento desportivo com a chancela da Universidade Ciego de Ávila, em Cuba, e atua no mercado há 13 anos.
Em seu extenso currículo profissional, se destacam os cursos de Bicycle Fitter Specialist, no RETÜL Studios (Denver, EUA), o Professional Bicycle Fitter, autorizado e habilitado pela Bikefitting Company, de Beek, na Holanda, e o de Professional Bicycle Fitter afiliado ao SICI (Serotta International Institute of Cycling), um dos maiores institutos do mundo em pesquisas relacionadas às ciências do ciclismo e do bikefitting.
ATLETAS DE DESTAQUE
Pelas mãos de Marcelo já passaram nomes de destaque do esporte nacional de diversas modalidades. Os triatletas Alexandre Manzan, Santiago Ascenço, Gisele Bertucci, Suzana Festner, Ana Lídia Borba e Rafael Brandão, as mountain bikers de elite Julyana Machado e Raquel França, e os ciclistas profissionais da equipe Memorial-Santos Rodrigo Morcegão e Diego Ares, e diversos outros.
“Tudo começa com uma entrevista para conhecer um pouco do cotidiano do ciclista: histórico de lesões e restrições físicas, objetivos pessoais, o volume de treinamento e as queixas e os comentários sobre o atual posicionamento em sua bike”, explica Marcelo, de 31 anos.
A avaliação de Marcelo é ainda completada pela própria experiência de seus 12 anos de pedaladas como ciclista e pelos conhecimentos de acupuntura adquiridos no Instituto de Medicina Tradicional Chinesa de Brasília.
TECNOLOGIA EXCLUSIVA
Após a entrevista inicial, o ciclista é submetido a alguns testes de flexibilidade e de função muscular. Em seguida, é feito um longo e sistemático processo de medidas antropométricas.
“Eu sempre reforço que o objetivo do bike fit é tornar qualquer tipo de bicicleta adequada aos ciclistas de qualquer nível e modalidade.”.
O estúdio Marcelo Rocha dispõe de tecnologia de ponta para a avaliação completa do ciclista, dinâmica, quanto estaticamente, sobre a bike.
Alguns softwares e equipamentos são exclusivos, como o simulador para posicionamento, um dos poucos na América Latina, e que varia o ângulo do tubo de selim entre 72º e 80º. Outro equipamento único no Brasil é o aparelho específico para as medições antropométricas do ciclista.
O software Sports Motion Pro, a análise em 3D com o Sistema RETÜL e o Computrainer completam o arsenal de maravilhas tecnológicas que Marcelo Rocha dispõe para garantir sempre a melhor posição sobre a bike com a análise perfeita da técnica e da eficiência das pedaladas.
CONFIRA PASSO A PASSO COMO É FEITO O BIKE FIT:

Inicialmente, é feita a verificação do tipo de pisada

Ciclista no gabarito para o ajuste dos taquinhos da sapatilha







O gabarito que ajuda a escolher o tipo e a largura do selim. Dispositivo garante o conforto e a posição correta na bike

Simulador para teste da posição tem ângulo do tubo de selim ajustável e serve para todos tipos de bike

Aparelho (único no Brasil) para medição da altura, tamanho do tronco, distância entre pernas, largura dos ombros, tamanho dos pés e braços. As medidas obtidas são comparadas com o padrão estatístico de milhares de outros ciclistas da mesma estatura

Alguns pontos anatômicos demarcados para a análise 2D do posicionamento por meio da filmagem e do Software Sports Motion Pro

Ou a análise 3D com o Sistema RETÜL. São fixados oito eletrodos com infravermelho em pontos anatômicos do ciclista. Os sinais são capturados em intervalos de 3 a 15 segundos para análise dinâmica completa da posição. O processo indica com exatidão se, por exemplo, há alguma diferença entre a flexão de joelhos, quadris e tornozelos. A precisão dessa ferramenta é menor do que 1 mm

No Computrainer, a verificação e análise da técnica e eficiência da pedalada, da diferença de força entre as pernas (grande causadora de dores lombares) e do ângulo de ataque dos pedais. O aparelho confirma também o perfeito posicionamento do ciclista após os ajustes

Lasers colocados na frente do ciclista para a verificação e análise do desvio dos joelhos durante a pedalada - somente na análise 2D. Na avaliação 3D, essa análise é feita pelo RETÜL em milímetros
SERVIÇO
Marcelo Rocha Assessoria Esportiva e Bike Fit
Tel.: (61) 7811- 6395 e (61) 8127-3875
Marcelo Rocha – www.marcelorocha.com