A fim de aperfeiçoar e melhorar a estrutura organizacional e operacional do esporte no país, a qual vem passando por inúmeros dissabores e “abandonos” nos últimos 10 anos, foi criada em Março de 2009 a CBMTB – Confederação Brasileira de Mountain Bike, Entidade Federal de Administração do Mountain Bike, a qual se junta a outras duas entidades já existentes, a CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo (Entidade Federal de Administração do Ciclismo de Estrada e de Pista) e a CBBX – Confederação Brasileira de Bicicross (Entidade Federal de Administração do Bicicross), para gerir o esporte no país, buscando difundir e incentivar o mesmo, elevando seu nível e fomentando políticas públicas de inclusão em todo o território nacional.
Porque a CBMTB quer tirar o Mountain Bike da CBC?
A CBMTB não concorda com o modo que o MTB (e suas mais de 15 especialidades) vem sendo administrado no país.
![]() |
| Da esq. p/dir: Clayton Palomares (FPMTB), Marcelo Coelho (CBMTB) e William Woo - Aniversário de 50 Anos de Diplomacia Entre Brasil e Coréia do Sul. |
A CBMTB é reconhecida pela CBC? E pela UCI?
A CBMTB não é e não quer ser reconhecida pela CBC. Não necessitamos ter o reconhecimento da CBC, pois, assim como ela, a CBMTB é uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos, denominada em seu estatuto como uma
O surgimento de Federações Estaduais de Mountain Bike irá beneficiar o esporte?
Sim. O surgimento das Federações Estaduais de MTB funciona como as Federações Estaduais de Ciclismo existentes, ou seja, são um braço da Confederação Nacional (no caso da CBMTB) em cada estado, promovendo uma melhor administração e supervisão das modalidades do MTB em cada estado, de acordo com normas e diretrizes estipuladas pela CBMTB.
Se eu participar de provas da CBMTB e das Federações Estaduais de MTB eu posso ser penalizado pela CBC ou pelas Federações Estaduais de Ciclismo?
Não, pois isto é inconstitucional, ou seja, fere a Constituição Federal, que determina que todos os cidadãos brasileiros são livres (direito de ir e vir) para transitar, expressar opiniões, ou se associar a quaisquer grupos, associações e instituições, dentre outros.
Como eu me filio a CBMTB e a Federação de Mountain Bike do meu estado?
Para filiar-se à CBMTB e às Federações Estaduais de MTB é muito fácil e igual para todos. Adotamos a internet como a ferramenta oficial para filiação dos atletas. Desta maneira, extinguimos a possibilidade de falha das instituições no envio e repasse de documentações e informações e facilitamos muito todo o processo, reduzindo as burocracias e a papelada.
A filiação é realizada no site da CBMTB, através do link: http://www.cbmtb.com/filiacao.php
Só posso me filiar a CBMTB se eu for atleta?
Não. A CBMTB filia ciclistas, ou melhor, bikers que praticam Mountain Bike tanto a nível profissional quanto amador ou recreativo, que usam a bicicleta como transporte, lazer ou esporte. Portanto, qualquer ciclista que quiser ter uma carteirinha que o identifique como ciclista (além de fornecer outros inúmeros benefícios) pode se filiar a CBMTB e a suas Federações Estaduais.
Sou organizador de eventos e gostaria de me cadastrar na CBMTB, como eu faço?
É muito simples e gratuito! Informe-se diretamente com a CBMTB ou a Federação de MTB do seu estado. Para maiores informações mande um email para adm@cbmtb.com e peça informações sobre como se cadastrar como Organizador de Eventos da CBMTB. Você receberá uma lista de documentos e pré-requisitos necessários para efetuar e oficializar seu cadastro. Após o cadastramento você receberá um login e uma senha que lhe dará acesso a parte oficial do site, tendo acesso às diretrizes, ofícios e pré-requisitos necessários para organizar uma boa prova de MTB em sua cidade e região.
Acesse o site: http://www.cbmtb.com/
PS: O 70KM DESTE ANO JA SERA PELA CBMTB.
BOA SORTE A TODOS E CONTO COM A AJUDA DE TODOS VOCES.

