terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Caravana Publicitária Tour De France. Branding Genial!


Marca Miror em 1930
A temporada de ciclismo já terminou este ano, mas como uma seguidora fanática desta modalidade esportiva irei continuar “postando” assuntos inusitados que rodeiam oTour de France, o Giro d´Italia e a Vuelta da España.
Marca Pastilhas Valda em 1950
Tour de France é conhecido pelas suas paisagens, suas rivalidades, suas montanhas, suas revelações em tecnologia e inovação nos equipamentos e talvez o evento mais disputado em mídia e retorno publicitário depois dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo.
Marca La Vache quit Rit em 1954
E para aumentar ainda mais a visibilidade das marcas patrocinadoras e apoiadoras do Tour de France e das equipes, é realizada uma caravana publicitária que simplesmente pára a cidade por onde passa e distrai as pessoas que esperam pelo momento único de ver o pelotão passar velozmente.
Marca Catch em 1960
Muitas já foram as mudanças da competição, e em 1930, o então diretor Henri Desgrange, decidiu que as equipes de fabricantes de bicicletas fossem substituídas por equipes nacionais com oito ciclistas que decidiam qual marca usar de bike.
Marca Nesquik em 2006
Com isso, para aumentar a visibilidade das marcas envolvidas no Tour de France, foi criada a caravana publicitária para recompor as perdas pelas saída dos fabricantes como patrocinadores das equipes e do evento.
Marca Aujourd´Hui em 2008
Marca Champion em 2008
Marca Cochonou em 2008
Marca Eco Emballages em 2008
Marca Etap Hotel em 2008
Marca Festina em 2008
Marca Haribo em 2008
Marca Kleber em 2008
Marca LCL Banque em 2008
Marca La Vache qui rit em 2008
Marca LCL Banque em 2008
Marca Panach em 2008
Marca Ricore em 2008
Marca Roadsign em 2008
Marca “team” Vittel em 2008
Marca Vittel em 2008
Marca Antargaz em 2008
O sucesso da caravana foi imediato e ajudou a incrementar o turismo na região durante a temporada do Tour e nos últimos 80 anos já faz parte do espetáculo com o desfile de carros multi-coloridos e criativos expondo as marcas e os produtos dos principais apoiadores.
Marca Belin em 2009
Marca Carrefour em 2009
Marca Haribo em 2009
Marca L´Equipe em 2009
Marca X-Tra em 2009
Marca Vision Plus em 2009
Marca PMU em 2009
Marca Skoda em 2009
Segundo o site oficial do Tour de France, alguns números mostram este sucesso de uma grande idéia “Sportscouture“:
20 km de desfile
160 carros decorados e coloridos
600 caravanistas
33 marcas representadas
16 milhões de brindes distribuídos
45 minutos de duração
€ 200,000 to € 500,000 de investimento por cada anunciante.
Marca Belin em 2010
Marca LCL Banque em 2010
Marca PMU em 2010
Marca Vision Plus  e Vittel em 2010
Se todas as marcas tivessem criatividade e inovação para assumir campanhas de marketing como esta, talvez conseguissem mais retorno de mídia, do que simplesmente a inserção da marca em uniformes e no visual merchandising dos eventos.
Ai que vontade de assistir pessoalmente a caravana do Tour de France! E você? Vamos esperar as novidades em 2011 e enquanto isso…
… bom pedal e boa prática!