A temporada de ciclismo já terminou este ano, mas como uma seguidora fanática desta modalidade esportiva irei continuar “postando” assuntos inusitados que rodeiam oTour de France, o Giro d´Italia e a Vuelta da España.
O Tour de France é conhecido pelas suas paisagens, suas rivalidades, suas montanhas, suas revelações em tecnologia e inovação nos equipamentos e talvez o evento mais disputado em mídia e retorno publicitário depois dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo.
E para aumentar ainda mais a visibilidade das marcas patrocinadoras e apoiadoras do Tour de France e das equipes, é realizada uma caravana publicitária que simplesmente pára a cidade por onde passa e distrai as pessoas que esperam pelo momento único de ver o pelotão passar velozmente.
Muitas já foram as mudanças da competição, e em 1930, o então diretor Henri Desgrange, decidiu que as equipes de fabricantes de bicicletas fossem substituídas por equipes nacionais com oito ciclistas que decidiam qual marca usar de bike.
Com isso, para aumentar a visibilidade das marcas envolvidas no Tour de France, foi criada a caravana publicitária para recompor as perdas pelas saída dos fabricantes como patrocinadores das equipes e do evento.
O sucesso da caravana foi imediato e ajudou a incrementar o turismo na região durante a temporada do Tour e nos últimos 80 anos já faz parte do espetáculo com o desfile de carros multi-coloridos e criativos expondo as marcas e os produtos dos principais apoiadores.
Segundo o site oficial do Tour de France, alguns números mostram este sucesso de uma grande idéia “Sportscouture“:
20 km de desfile
160 carros decorados e coloridos
600 caravanistas
33 marcas representadas
16 milhões de brindes distribuídos
45 minutos de duração
€ 200,000 to € 500,000 de investimento por cada anunciante.
Se todas as marcas tivessem criatividade e inovação para assumir campanhas de marketing como esta, talvez conseguissem mais retorno de mídia, do que simplesmente a inserção da marca em uniformes e no visual merchandising dos eventos.
Ai que vontade de assistir pessoalmente a caravana do Tour de France! E você? Vamos esperar as novidades em 2011 e enquanto isso…
… bom pedal e boa prática!